quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Sonhar com parto. Significado

O sonho de dar à luz é uma imagem ligada ao fim de um período de transformação (muitas vezes inconsciente) de que algo novo surge: a meta alcançada, ideias e desejos tomam forma, a criatividade é expressa. Este artigo analisa o significado do sonho de dar à luz como um símbolo muito comum no inconsciente individual e ilustra os aspectos arquetípicos e as imagens oníricas mais comuns


Sonhar com dar à luz. Significado.

O sonho com parir ou dar à luz a anunciar uma mudança, algo novo na realidade do sonhador, algo a ser abordado: situações e possibilidades, desejos e ideias que estão se materializando como parte de sua realidade que está chegando ao fim.

Sonhar com dar à luz, se vivenciamos em pessoa ou vemos os outros dar à luz, é uma "imagem de grande impacto emocional que reconecta com a sua criatividade natural e as demandas de transformação de vida, com o desenvolvimento interior e com diferentes níveis de maturidade.



O sonho de dar à luz indica a capacidade de dar à luz, materialmente criar outro ser humano, se conecta ao sexo feminino e simbolicamente ao “arquétipo do sexo feminino por suas qualidades de receptividade, o desenvolvimento, a gravidez, à espera, sacrifício”.

Dar à luz é um momento crucial na vida de uma mulher que marca uma transformação radical: um novo ser nasce, e com ele vêm novos hábitos e sentimentos, pensamentos novos, novo status. E “revolução repentina que muda radicalmente a pessoa e, consequentemente, a vida que você está vivendo”.

Mas dar à luz em sonhos não está muito atrás e não é reservado apenas para as mulheres: transformação e inovação, derrubando hábitos e padrões de pensamento, reversão de situações, o caos e a nova ordem na qual se envolver, são possíveis para todos aqueles que têm este sonho (homens também).

Pode-se dizer que a mudança e a sua transformação individual pode ser considerada o primeiro significado de sonhar com dar à luz.



O sonho de dar à luz. Simbolismo

O sonho de dar à luz é talvez a imagem que mais concentra em si os elementos arquetípicos relacionados com a vida física e seu mistério, e está presente no inconsciente coletivo como uma representação de um evento que une todos os seres humanos, independentemente da raça e cultura.

O sonho de dar à luz está ligado ao arquétipo da morte e do renascimento e sua energia acerba e de propulsão, já que contém dentro de si o polo oposto: a semente da morte.

Nascimento leva à morte e morte alude à transformação e o início de um novo ciclo de existência. É um movimento circular e largo que é negado o tempo e no espaço e que se reflete no caráter sagrado do parto.

Então dar à luz nos sonhos terá de refletir sobre o que está agora "morto": o que você deve desistir, a fim de "abraçar" o novo e a força física e mental para fazê-lo.

Você pode ser rastrear neste símbolo de sonho o impulso primordial tão comum e inata de vida, e a capacidade do ser humano para sustentar e regenerá-lo.
Parto em sonhos concentra em si os elementos arquetípicos relacionados com a vida física e seu mistério.
Significados de dar à luz ou parto. Significados:


  • Novidade
  • Criatividade
  • Renovação
  • Mudança
  • Realização
  • Projetos concluídos
  • Oportunidade a ser aproveitada
  • Fase de transição

Vimos que o sonho de dar à luz anuncia o surgimento de algo novo: uma mudança que o sonhador está enfrentando e que está sendo definido em novas situações e possibilidades: desejos e ideias que estão se materializando, compromissos e hábitos que estão chegando ao fim, os trabalhos executados.
“Mas a coisa mais importante muitas vezes esquecida é que o sonho de dar à luz expressa o “potencial” do sonhador: a sua capacidade de gerar para criar, para dar à luz" para algo novo; sonhar com dar destaques de nascimento e traz para a consciência do sonhador a existência de uma parte de si mesmo arquetípica, a expansão, criatividade e expansão.

Por esta razão dar à luz em sonhos pode ser considerado símbolo positivo, mesmo quando as imagens não são particularmente felizes, quando termina com a morte do feto ou quando é vivida com ansiedade e medo.

Será necessário, então, ir além das sensações imediatas do sonho para rastrear e trazer à consciência a ideia das possibilidades "em poucas palavras", para reconhecer as forças arquetípicas que são expressas no inconsciente e sonhar com um simbolismo da oppositurum conjunctio (o bem e o mal, realização e fracasso, a vida e a morte), reconhecer as qualidades generativas e vitais que dão à luz em sonhos destaques e será recebido com gratidão e de seguir como uma indicação do inconsciente.


O sonho de dar à luz também pode ser considerado um rito simbólico da passagem de uma fase da vida e mostra com o novo nascimento, as inclinações correspondentes à nova idade, que devem ser acomodadas na realidade do sonhador.

Tal como acontece com qualquer outro símbolo nos sonhos, os sentimentos no sonho de dar à luz relacionados: maravilha, a alegria, a incerteza, a ansiedade, o medo fará parte da análise para esclarecer a situação do sonhador, sua capacidade de "acomodar" o novo, a sua consciência do que está acontecendo em sua vida.

O sonho de dar à luz. As imagens mais comuns

1. Sonho de dar à luz um bebê saudável
Sentir espanto e felicidade indica uma mudança positiva e bem recebida que pode evoluir na direção desejada. Objetivos e desejos estão sendo implementado, um novo sentimento de amor está tomando raiz, um novo vínculo envolve o sonhador.

2. O sonho de dar à luz uma criança loira e ouriçada.
Mais do que outras crianças em sonhos conecta energia arquetípica de Puer aeternus a criança interior, bem como a necessidade de que o sonhador reconhecer e deixar expressar essa parte de si mesmo.

Por isso, terá que manter em mente outro arquétipo e sua oposição à razão polo de Senex, onde o Puer é parte vital da energia libidinal para o novo e as possibilidades relacionadas com o futuro, enquanto o Senex é tudo o que é velho e ultrapassado vai em direção a a exaustão e morte.

Até mesmo o sexo da criança ao dar à luz, quando atinge a atenção do sonhador e as emoções, será considerado e pode dar uma análise útil.

3. Sonho de dar à luz a um menino
Chama a atenção para os aspectos de vida mais ativos, vida social e realizações concretas.

4. O sonho de dar à luz a uma menina
Ela irá destacar aspirações internas, um caminho do íntimo, a inauguração de sonhos e fantasias, o surgimento de aspectos da sensibilidade e intuição que estão encontrando uma razão de ter e seu próprio espaço na vida do sonhador.

5. Sonho de dar à luz uma criança morta
Pode indicar a falha de alguns projetos, uma fase de incubação que não resulte em seu potencial de renovação, um  sofrimento sepultado dentro de nós que está surgindo, trauma do passado.


Considera-se uma imagem negativa e dramática, especialmente quando é acompanhada por perda de sangue e emoções e fortes. Terá de considerar o conflito entre as forças vitais e forças autodestrutivas e como este conflito se reflete na realidade e na saúde física e mental do sonhador.

No entanto, como já foi escrito, a mesma imagem pode trazer para fora a necessidade de livrar-se de um aspecto velho e improdutivo para o novo espaço.

6. Sonhar com dar à luz a um animal
( Peixe, filhotes de cão ou gato ), apesar da estranheza da situação pode indicar a necessidade de seguir as inclinações simbólicas e representados pelas qualidades animais paridos, ou para mostrar uma abertura a diferentes concepções de vida, alheia à sua, comparando o sonhador com uma verdade, nunca imaginada ou esperada.

7. O sonho de dar à luz a objetos
Como acima, que irá destacar a diferença entre o que você espera e quer e quanto você ganha, mas também vai lembrar o sonhador sua capacidade de criar, para mudar a sua realidade de forma diferente do imaginado.

8. O sonho de morrer no parto
é uma imagem dramática que sinaliza uma profunda transformação interior, a necessidade urgente de abandonar velhos padrões de comportamento e, situações seguras comprovadas para enfrentar o desconhecido. Também destaca a capacidade de sacrifício e capacidade de adaptação e totalmente mergulhar na nova realidade que se avizinha.


9. O sonho de dar à luz gêmeos
Isso pode indicar novas escolhas a serem feitas e novas possibilidades que estão à frente.

10. Para o sonho de dar à luz a muitas crianças não gêmeas
Pode indicar partes de si que está ciente e com o qual a lidar, como neste sonho:

Na noite passada eu sonhei de dar à luz duas meninas bonitas e gordas, um pouco maior do que os bebês clássicos, sem dor. Não foi um nascimento múltiplo, mas viver um parto normal duas vezes; a primeira criança estava chorando, como para fazer os caprichos, o segundo estava calmo e sorridente. Eu preferia imediatamente o segundo. Ao acordar eu tinha um profundo sentimento de serenidade e plenitude. (Liana)
É um sonho positivo, criatividade e satisfação com as coisas que talvez estejam surgindo: situações relacionadas com o seu próprio caminho pessoal e a consciência do que está acontecendo em si.

Dar à luz às duas meninas pode indicar situações opostas para viver, mas também para lidar com a sua própria dualidade: por um lado mais necessitados (a criança que faz uma birra), que deve ser reconhecida e aceita como a outra parte de si mesmo capaz de lidar realidade com mais calma e serenidade.

11. O sonho de ver outras pessoas dar à luz
Ele destaca a mudança e criatividade que o sonhador atribuído a essa pessoa (se houver).

12. O sonho de ver um animal dar à luz, parir.
Pode indicar os aspectos instintivos e selvagens que precisam ser transformados para encontrar uma saída criativa.

13. Sonho de dar à luz quando você está realmente grávida
Está relacionado ao desejo e as ansiedades ligado a este estado e pode revelar muitas vulnerabilidades do sonhador com o novo papel materno a lidar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário