Sonhar que não consegue falar. Significado

Sonhar com não conseguir falar - o que isso significa?


Às vezes pode acontecer que nossos sonhos nos mostrem nossas fraquezas, o lado de nós que não queremos ver ou do qual não temos plena consciência. Especialmente quando temos pesadelos, nosso eu interior está nos alertando sobre os medos que nos atormentam, ou mesmo sobre situações que na vida real não sabemos como administrar.

Um dos sonhos mais recorrentes nesse sentido, suscetível a diferentes tipos de declinação em termos de detalhes, é não conseguir falar ou se expressar. Encontramo-nos em afonia precisamente nos momentos em que seria necessário fazer ouvir a voz, seja para gritar, para pedir ajuda ou simplesmente para nos pronunciar sobre um determinado assunto.

O significado desse sonho é, portanto, bastante simples de entender. Quando não podemos falar, apesar das circunstâncias o exigirem, significa que na vida real nos sentimos sufocados por uma situação ou simplesmente sentimos que não somos livres para dizer o que pensamos.

Também pode significar que temos medo das consequências de nossa discussão. Se, por exemplo, vivemos em uma situação de casal instável, mas tememos que falar sobre o que está errado possa precipitar o relacionamento por completo, sonhar que não podemos falar pode indicar o medo do que pode acontecer.


Da mesma forma, a interpretação desse sonho pode identificar o medo, ao contrário, de não podermos dizer o que deveríamos. Esse tipo de sonho é muito comum entre os alunos que se preparam para exames ou para discussão de sua tese de graduação, situação estressante em que o medo de fazer uma mudança na frente da comissão é muito forte.

Mas tome cuidado, porque sonhar em não poder falar também pode indicar que nos sentimos oprimidos por alguém ou por alguma coisa. Nesse caso, perder a voz é uma alegoria da perda da liberdade de dizer e fazer o que achamos certo, mas que nos é limitada por pessoas próximas ou por condições que nos impedem.

Lembremo-nos sempre, quando interpretamos os sonhos, especialmente se forem recorrentes, de também observar os detalhes e os estados de espírito vividos durante o sono. Isso nos ajudará a dar um significado mais preciso e fiel às nossas imagens oníricas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonhar com ânus

Sonhar com salvar uma criança

Sonhar que não consegue andar