sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Sonhar com labirinto. Significado

Sonho de labirinto. Interpretação


O labirinto indica que você se sente preso a uma situação ou relacionamento da vida real. Você se sente perdido e não vê saída. Em um contexto positivo, sonhar com um labirinto pode indicar que você está olhando para uma situação complicada e que está tentando chegar ao cerne do problema. 

Labirintos representam problemas, quebra-cabeças e equações para resolver. Em certas ocasiões, elas podem ser comparadas à situação em que você se encontra. Você não sabe o que é o futuro da sua vida? Você tem problemas para tomar decisões vitais? Você não sabe qual caminho escolher? As pessoas que precisam de respostas para suas perguntas ou que têm conflitos internos são mais propensas a sonhar em se perder em um labirinto. Mas não é um sonho exclusivamente reservado para eles.

Significado do labirinto nos sonhos:

Confusão, perplexidade: você se sente perdido; talvez haja algo em sua vida que você seja incapaz de processar, de focalizar bem, de 'digerir'. Pode ser algo que te angustia e te atormenta, que te deixa exausto, que drena sua energia. Também pode ser uma sensação de perda quando se depara com uma infinidade de possibilidades para escolher.

Sentindo-se preso: Há algo impedindo seu progresso, entre você e seus objetivos; parece-lhe que todos os seus esforços falham, o que inicialmente lhe parecia ser uma boa solução acaba num beco sem saída. Talvez seja também o medo de cometer um erro que o esteja bloqueando; você sempre repete os mesmos caminhos que lhe são familiares, mas ao fazê-lo não encontra seu verdadeiro caminho.

Curiosidade, desejo de saber: desejo de descobrir coisas novas, de explorar a si mesmo e o que está fora de você; o labirinto é uma jornada de duas vias de descoberta: para dentro (introversão) e para fora (extroversão). O homem sempre procurou relacionar-se (microcosmo) e o mundo (macrocosmo), buscando o sentido profundo da vida e do universo.

Caminho iniciático: o labirinto pode ser um caminho iniciático que permite crescer, aprender coisas novas e elevar-se a nível intelectual, moral e espiritual. Conforme você caminha pelo labirinto, seu corpo se move constantemente mudando de posição e perspectiva; isso estimula fortemente seu intelecto, mas também sua intuição e seus mil recursos internos. Você emergirá profundamente renovado.

Exploração de si mesmo: uma viagem em direção ao seu inconsciente, representada pelo centro do labirinto; escondido há algo que normalmente nunca emerge: seus lados sombrios, o que a consciência se recusa a ver. No centro do labirinto você terá que matar o monstro, assim como Teseu fez com o Minotauro; isso permitirá que você enfrente seus 'demônios' e saia do labirinto totalmente renovado. Mas no centro do labirinto você também pode encontrar algo bonito: um fogo, uma energia que irradia vida, uma revelação.



O que significa sonhar com labirintos na minha situação atual?

Alguns eventos tornam sua vida impossível? Você tem grandes vícios ou falhas que impedem você de ser você mesmo? Como você agiu durante o seu sonho com labirinto? Você teve dúvidas? Medos ou você estava firme e determinado? Você deve se lembrar do seu sonho da maneira mais detalhada possível. Você é alguém confiante? Você desiste facilmente durante conflitos ou problemas? Leia os exemplos a seguir para ver se podem dissipar suas dúvidas.

Alguns exemplos interessantes que você deve estar ciente.


- Sonhar que um labirinto não tem saída. 

Você acha que alguns conflitos familiares ou de trabalho nunca podem ser resolvidos? Você se sente frustrado quando não consegue encontrar as respostas para suas perguntas? Você se sente como se estivesse sozinho na vida e ninguém pode ajudá-lo a tomar decisões? Você também pode sonhar com um labirinto sem saída porque tomou decisões erradas, inapropriadas e precipitadas que atualmente fazem com que você se arrependa.

Sonhar com um labirinto complicado. 

Você é uma pessoa resoluta, um analista e que não desiste facilmente em caso de problemas. Você geralmente alcança, através de seus esforços e voto tenaz, as metas que você estabeleceu para si mesmo. Você conhece suas fraquezas e seus limites. Mas você conhece suas habilidades ainda melhor e sabe como aproveitá-las ao máximo. Assim como aqueles que sonham com sapatos, você é uma pessoa que avança com firmeza e com segurança esmagadora.

Sonhar com estar perdido em um labirinto. 

Contratempos e dificuldades. Mas como você se apresentou durante esse sonho? Lembre-se dos sentimentos que você teve que perder em um labirinto e você saberá como você se comporta diante dos problemas. Você aceita os desafios?

Sonhar com labirintos e ratos. 

Sonhar com ratos e camundongos usados em experimentos em labirintos pode fazer você pensar nas seguintes questões. Você sente que está sendo observado ou que outros estão tentando seguir você? Você se considera um cientista notável à procura de respostas importantes? Você deve ver se, internamente, se sente representado pela figura do rato ou cobaia (objetos do experimento) ou pela pessoa que realizou o experimento.

Sonhar com um labirinto escuro e preto

Sonhar em caminhar por um labirinto escuro, escuro e preto representa bem a descida em si mesmo , nas profundezas da psique; pode ser um sonho que surge durante um curso de psicoterapia.

Na verdade, precisamos recuperar algo que nossa consciência tem dificuldade em enxergar; é preciso mergulhar nas regiões obscuras do inconsciente , onde a luz da consciência não chega; obstáculos e escuridão são barreiras e defesas. As passagens difíceis, estreitas e escuras representam as dificuldades de emergir para a luz, como que refazendo o trabalho de parto e nascimento.

Sonhar com um labirinto verde, com sebes

Quando pensamos no labirinto , instintivamente nos lembramos daquele feito de sebes que encontramos nos parques e jardins de alguma bela vila renascentista; é um sonho que remete às sensações vividas na infância , pois esse é o tipo de labirinto que mais se fala nos contos de fadas e provavelmente é o que percorremos pela primeira vez. Caminhar imerso na natureza acalma a mente e acalma a alma, preparando você para receber importantes mensagens espirituais.

CURIOSIDADE 

Em muitas catedrais medievais no chão você pode encontrar o desenho de um labirinto; os fiéis a percorriam no lugar da peregrinação à Terra Santa, muitas vezes ajoelhados, como penitentes. O ponto de chegada foi Jesus.A extensão e a tortuosidade do caminho aludiam às dificuldades que podem ser encontradas no caminho espiritual; mas a fé é o que nos impulsiona a ir sempre em frente para chegar ao encontro com Deus. No final da Idade Média muitos desses mosaicos foram destruídos ou escondidos sob tapetes; a sensibilidade mudou e eles foram percebidos como símbolos pagãos, ligados ao pecado e à perdição. 

No Renascimento houve uma recuperação positiva: muitas vilas nobres começaram a propô-los em seus jardins. O Renascimento marca o 'renascimento' do símbolo do labirinto, enfatizando ainda mais a ideia de um ' novo começo ' que ele expressa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário