Sonhar com voar. Significado



Voando em um sonho: significado e interpretação


Sonhar de voar é talvez o sonho mais comum do mundo, generalizado entre todos os povos e cultura do passado e do presente. Freud também o inclui em sonhos "típicos". O sentimento de voar no sonho é muitas vezes acompanhado pelo espanto de saber como fazer algo tão incrível, e então quase sempre sente uma profunda sensação de bem-estar, liberdade e alegria.

Para Jung, o sonho com voar está ligado à necessidade inata do homem de ir além de seus limites físicos, mentais ou espirituais, uma necessidade de transcender o que na realidade é um cativeiro e um freio para avançar no caminho da individuação.


O sonho de voar geralmente tem esses significados:
  • Desejo de liberdade, autonomia: surgir do solo representa a possibilidade de explorar o mundo de forma totalmente gratuita e autônoma. Você precisa se libertar das restrições e limites que impedem que você o preencha de acordo com seus desejos.
  • Superar dificuldades, obstáculos, medos: você está saindo de uma situação difícil, você está se libertando de um fardo.
  • Poder, sucesso: você confia em si mesmo, você se sente capaz de fazer grandes coisas, você está fazendo uma ascensão profissional, econômica ou social; o voo é seu para elevar-se no mundo, o cumprimento de suas ambições graças à sua força de vontade e determinação.
  • Elevação espiritual: abandonar a Terra e as coisas materiais, porque você precisa se levantar para o céu, a dimensão espiritual.
  • Escape da realidade: voar é a necessidade de escapar e fugir do que o faz sofrer.
  • Desejo de dominar: levantar-se no ar é uma maneira de olhar para todos de cima. Pode ser um sonho que muitas vezes se repete, para compensação, naqueles que sofrem de complexos de inferioridade.
  • Excitação sexual: de acordo com Freud, o sonho com voo se origina na memória de quando, na infância, os pais nos levaram nos braços, nos elevando no ar e nos fazendo balançar aqui e ali. As crianças realmente gostam desse jogo e, no sonho, essas sensações agradáveis ​​retornam à experiência de voo livre. De acordo com Freud, o voo nos sonhos pode ser acompanhado ou provocado por sentimentos de prazer erótico: ele se refere ao caso de homens impotentes que conseguem obter uma ereção durante esse tipo de sonhos.



Sonhar com voar alto no céu, no espaço
Em alguns sonhos você voa de avião, balão, helicóptero, pára-quedas, planador, ou por meio de transporte, como carro, moto, bicicleta. Mas a emoção mais linda é quando você pode voar livre como um pássaro, batendo os braços como asas ou Superman: você voa sobre a água, o mar, as montanhas e as cidades.

Para muitas pessoas voar é um sonho recorrente, mesmo em crianças é muito frequente e vívida, e você se lembra com prazer. Alguns relatam que o sonho começa com uma série de saltos mais longos e mais longos, até que se separe do chão e voa; outros depois de uma corrida em declive, a pé, ou descer a escada, ou depois de sentir a sensação de cair, cair ou bater: o sonho parece trágico, mas então você salva-se voando!

Às vezes, situações de sonhos como contos de fadas acontecem: você sonha em voar com uma capa, com um guarda-chuva, em um tapete, com um balão, em um balanço, com o trenó, com um pó branco, em um dragão, em um cavalo ou animal alado. Então, na maioria dos casos, você voa sozinho, mas em alguns casos você voa com alguém que ama, com um anjo ou um falecido, em uma espécie de êxtase espiritual.

  • Sonhar com voar alto no céu, nas nuvens: se você sentir bem-estar, felicidade, alegria, então poder e sucesso estão vindo para você. Se você sente que está voando muito alto e está com medo, você está preocupado, então pode indicar que você tem medo dos novos desafios e da mudança que você enfrentará.
  • Sonhar com voar no espaço: você poderia estar em uma nave espacial, ou mesmo sozinho, em uma espécie de jornada interestelar; é um sonho muito bonito, durante o qual pode acontecer encontrar anjos ou criaturas do outro mundo. Isso pode levar você a um grande crescimento espiritual e criativo. Jung também teve um sonho desse tipo e descreveu-o como uma experiência extraordinária.
  • Sonhar com voar para trás, pelo contrário: talvez você tenha que se afastar de uma situação perigosa, ou talvez você precise se reconectar com seu passado.



Sonhar com voar a um metro do chão, sonhar em voar baixo
Se você sonha em voar baixo, esse sonho, ao contrário do anterior, pode indicar que você não tem a capacidade de se elevar mais, você ainda é incerto, inseguro e não confia em si mesmo. Também pode denotar o esforço para deixar você seguir, abandonar a racionalidade e a segurança terrena. Se você voa para o seu quarto ou sua casa, também pode ser uma viagem astral (veja abaixo).

Sonhar com voar com dificuldade, voando e depois caindo
Se no sonho você não pode voar bem, mantendo a altitude, você se sente estranho e tem medo de cair, isso significa que você não tem total confiança em suas habilidades, você se sente insegura. Sonhar com voar no escuro, no nevoeiro representa confusão, pouca lucidez. Se você encontrar obstáculos durante o voo (árvores, ramos, fios de luz, etc.), isso pode representar os obstáculos que a vida faz na sua realização.
Mesmo sonhar em voar e depois cair denota insegurança, pouca confiança em sua capacidade. Veja também sonho com cair.

Sonhar com voar e não conseguir descer
Voar e ter medo de não poder pousar, não poder descer pode ser um sonho determinado pela sua tendência de abstrair-se da realidade, fantasiar um pouco demais. Sonhe com os olhos abertos, mas não exagere, não perca o contato com o mundo "real". O sonho também pode indicar que você tem grandes ambições, talvez você deva manter seus pés no chão um pouco mais.


Voando em sonhos lúcidos
Os sonhos lúcidos ocorrem quando, no sonho, o sonhador está ciente de que está sonhando; não acorda, mas continua a sonhar com essa consciência. O voo é uma bela experiência de sonho, então aqueles que costumam ter lúcidos sonham a busca especificamente. Em sonhos lúcidos, muitas vezes é fácil levantar-se no ar: apenas tente pular para "passar o mouse" no ar e começar a voar onde quer que você queira; alguns conseguem voar fazendo movimentos rápidos com as pernas, para cima e para baixo como se estivessem nadando. O voo pode começar quando você está escapando de um perigo, ou quando você está caindo (caindo e depois voando pode ser apenas o começo de um sonho lúcido).

Viagens aéreas e astrais

O sonho de voar está ligado à experiência de viagens astrais. A viagem astral, ou OBE ( Out of Body Experience ), consiste na sensação de sair do corpo, de se separar dele, subindo para cima e flutuando na sala. Em alguns casos, você pode ver seu corpo de cima, deitado na cama. Essas experiências podem ser acessadas com mais frequência durante os estágios iniciais do sono, ou imediatamente antes do despertar, quando o sono é mais leve; elas são frequentemente precedidos por vibrações corporais particulares. Também podem fazer parte de uma alucinação hipnopômpica ou hipnagógica: se você sonha em ser possuído pelo diabo e voa para a sala, isso poderia ser explicado em relação a esse fenômeno (veja também paralisia no sono ).

Números da sorte:
Voar 45

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonhar com ânus

Sonhar com salvar uma criança

Sonhar que não consegue andar