Significado de sonhar com banheiro


O banheiro é o lugar da água, um símbolo dos sentimentos e do inconsciente. Representa a relação com o próprio corpo e, em particular, com a própria sexualidade. O banheiro também simboliza nossa capacidade de sacudir as preocupações do dia e recuperar a energia perdida. 

Um bom banheiro é um sinal de um bom relacionamento consigo mesmo e com os desejos sexuais. Um banheiro muito pequeno representa uma vida sexual insatisfatória, enquanto com pouco luz indica uma certa dificuldade em perceber e manifestar as próprias pulsões. Um banheiro colorido e florido é um sinal de satisfação e prazer. Um banheiro em que não é possível fechar representa a ausência de intimidade essencial para se regenerar verdadeiramente.



Significado do banheiro em sonhos:

  • Necessidade: você procura um banheiro, às vezes com urgência, quando você tem uma necessidade fisiológica de fazer (cocô , xixi); Portanto, em um nível simbólico, procurar um banheiro nos sonhos significa que você tem alguma necessidade ou impulso natural para satisfazer, ou mesmo um pedido que, talvez por modéstia ou introversão, você não pode expressar.
  • Liberação de emoções: nossas necessidades fisiológicas em um nível de sonho são símbolos de emoções, inibições, tensões, que devem ser liberadas. Manter tudo dentro de nós nos deixa desconfortáveis, em algum momento precisamos abandonar nossos sentimentos.
  • Controle, restrição, privacidade: o banheiro expressa sua discrição, seu domínio sobre problemas, dificuldades, defeitos, sentimentos de culpa, segredos que o envergonham e que você não gostaria que os outros descobrissem.
  • Privacidade: o banheiro é o lugar onde você tem a certeza de estar sozinho, protegido dos olhos dos outros, de seus julgamentos e críticas; é uma espécie de refúgio em que você pode se isolar e se sentir confortável em sua esfera mais íntima e privada.
  • Purificação: o banheiro é o lugar para lavar, refrescar, arrumar. Na verdade, a água, a banheira, chuveiro, pia e bidé são todos os objetos que servem a nossa limpeza, para nos libertar de impurezas do intestino e resíduos corporais (sujeira, cocô, xixi); depois há a presença de água, que é o elemento purificador e regenerador por excelência. Então, ir ao banheiro reflete nossa necessidade de limpeza interior e exterior, regeneração física, mental e espiritual.
  • Inconsciente: o banheiro pode ser um símbolo da sua parte escura, que "ninguém sabe", o inconsciente. Também é uma parte criativa.

  • Sexualidade: o banheiro é um lugar ligado ao desenvolvimento sexual, porque aí a criança compreende a diferença anatômica entre os machos (que fazem xixi nos pés) e as fêmeas (que estão sentados xixi); o banheiro é então ligado à ideia de privacidade e intimidade corporal; você não pode entrar enquanto uma pessoa está no banheiro; mas, como todas as coisas proibidas, isso desperta uma forte curiosidade, um desejo de "olhar", "espiar" e "descobrir" o corpo e a intimidade dos outros.

O significado do sonho com banheiro detalhado

O banheiro aparece muitas vezes em um sonho e está ligado à necessidade de "deixar ir" as coisas agora se tornarem inúteis, desistir do passado, ou relacionamentos e situações agora exauridos.

Nos sonhos, o banheiro pode ser um símbolo fortemente ligado ao nosso lado ou aparência corporal; reflete muito o que sentimos sobre nós mesmos e o tipo de intimidade que temos (não apenas em relação a nós mesmos, mas também em relação aos outros). O banheiro é a parte mais íntima da casa, a mais secreta em que geralmente não deixamos os outros entrarem, por isso representa a parte mais íntima de nós . Portanto, representa uma parte muito secreta de nós, que preserva nosso passado e nosso trabalho interno atual. Às vezes também expressa uma parte do nosso caráter que ignoramos.


O sonho de estar no banheiro, sonhar com usar o banheiro, sonhar de usar os banheiros públicos são todas as situações muito frequentes no mundo dos sonhos do homem moderno, ocupadas e preocupadas de possuir, deter, acumulação; muitas vezes preso em situações dolorosas e prejudiciais, envolto em hábitos, sufocado pela rotina diária. Desistir do passado, relacionamentos e situações, agora exauridos é o significado central do símbolo do banheiro nos sonhos. Assim como os nossos restos físicos são eliminados, de modo inconsciente sente a necessidade de se livrar dos elementos de resíduos psíquicos, ou para superar simbolicamente, através do ato de evacuação ou micção, uma situação que causa preocupação ou opressão na realidade do sonhador . Desta forma, o banheiro se torna um lugar nos sonhos para eliminar sentimentos de culpa, inibições, frustrações, tudo o que prejudica o crescimento saudável e o caminho individual da pessoa. Isso é uma coisa útil e positiva que produz renovação e novo crescimento, que traz novidades. O banheiro em sonhos é o ambiente da casa escolhido para esse fim: eliminar sentimentos de culpa, inibições, frustrações, tudo o que prejudica o crescimento saudável e o caminho da individuação.

É fácil sonhar com estar no banheiro, sentir o desconforto ou o medo de ser visto pelos outros, sentindo-se envergonhado e vergonhoso. Isso está ligado ao medo de ser "descoberto" que parte secreta de nós, as coisas que nós não gostamos, eles se tornam visíveis para os outros, ou a ansiedade que essas partes de nós assume e nos colocou em dificuldades na nossa vida social. Isso acontece de uma maneira particular com o sonho de fazer as próprias necessidades em público, onde o sentimento que se sente é indicativo do que o sonho quer mostrar. Vergonha e embaraço estão ligados ao acima e insegurança e medo de não ser com os outros, e a tranquilidade e a normalidade na situação ao vivo podem indicar a necessidade e a oportunidade de se libertar da superestrutura, a mostrar-se sem máscaras, sem ficções.


Fezes em sonhos são muito importantes: fezes e adubação fertilizar campos produzem abundância, laetamen (estrume) e laetus (lieto) em latim têm a mesma raiz. Fezes e estrume nutrem, renovam, fertilizam novas plantas, transformam-se em nova vida. Daí a correlação alquímica que induz, na cultura popular, a associá-los ao ouro, à riqueza e ao dinheiro. O sonho de estar no banheiro e ver as fezes na água, é uma imagem muitas vezes tem grande impacto sobre o sonhador, mas que deve ser analisada na mesma emoção sentida no momento: nojo e repulsa, surpresa, preocupação, cada um dos essas sensações mudarão radicalmente a leitura do sonho, assim como a própria aparência do banheiro nos sonhos dará indicações úteis.

As imagens mais comuns

Sonhar em procurar um banho e não encontrá-lo está ligado a uma possível necessidade fisiológica real do sonhador que pode ser considerado um símbolo de uma necessidade igualmente impelente de transformação interior (libertação) da qual ele está consciente, mas que não sabe administrar, ou símbolo de uma situação dolorosa e frustrante que ainda não encontrou uma saída.

Sonhar com um banheiro sujo que causa aversão está ligado a todos os obstáculos que o sonhador enfrenta ao lidar com uma possível mudança. Também usar este banheiro em sonhos repugnantes, livrando-se de seu desejo de fazer xixi ou defecar, encontrar estratégias para usar o banheiro sem ficar sujo será o que faz a diferença.

Sonhar com um banheiro quebrado no qual a própria fezes e outras fezes não são descarregadas da água, mas a estagnação pode se conectar a pensamentos e problemas inimagináveis ​​que continuam a permanecer na mente, onde "estagnam" e condicionam a realidade do sonhador. Essas imagens oníricas também estão conectadas a um nível mais subjetivo de existência: agora aspectos inúteis e obsoletos do self que precisam ser retrabalhados, re-trabalhados, transformados e cuja eliminação é simbólica. Tudo voltará a ser útil em uma nova forma, como os excrementos transformados se tornarão o fertilizante que alimenta a terra.

Assim, entendemos que o significado do banheiro nos sonhos é fundamental para a necessidade de mudar, de se livrar do passado e de tudo o que se tornou inútil e obsoleto.




Comentários

  1. Muito bem escrito e com correlações bem coerentes! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sonhar com ânus

Sonhar com salvar uma criança

Sonhar que não consegue andar